quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Windows 7 - Aero Peek

No canto inferior direito da barra de tarefas existe um pequeno rectângulo que permite, ao clicar sobre ele,  visualizar o Ambiente de Trabalho e os gadgets nele instalados.


O atalho para esta funcionalidade é a combinação das teclas Windows + Tecla de Espaço.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Windows 7 - Barra de Tarefas Estilo Vista

A barra de tarefas do Windows 7 pode ser configurada para que se pareça com a do Windows Vista.


Para utilizar este visual, clica-se com o botão direito na Barra de Tarefas > Propriedades. Na caixa diálogo que se abre, selecciona-se a opção “Usar ícones pequenos” e, na opção “Botões da Barra de Tarefas”, seleccione a opção “Combinar quando está cheia” .

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Windows 7 - Organizar a Barra de Ferramentas

Os ícones da barra de tarefas não são fixos , o que quer dizer que o utilizador pode organizá-los da forma que mais lhe convier.


As funcionalidades dos cinco primeiros ícones (da esquerda para a direita) podem ser iniciadas pressionando as teclas Windows+ 1, Windows +2, Windows+3, etc.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Windows 7 - Internet Explorer Lento

Um dos motivos que pode levar a alguma lentidão do Internet Explorer a carregar uma página poderá estar relacionado com os suplementos (add-ons) instalados no computador. O Internet Explorer 8 disponibiliza uma ferramenta que permite visualizar o tempo de inicialização de cada suplemento. Para tal, aceda ao menu Ferramentas, opção Gerir Suplementos.




Nesta caixa de diálogo pode-se facilmente desactivar suplementos que não se utilizem.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Windows 7 - Instalar Fontes

Para instalar fontes é necessário abrir a fonte (dois cliques de rato) e , no visualizador de fontes, deve clicar-se na opção Instalar.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Windows 7 - Gravador de Problemas

O Windows 7 disponibiliza uma ferramenta de diagnóstico que permite gravar passo-a-passo as acções do utilizador. Depois de parar a gravação é criado um arquivo em formato HTML, dentro de uma pasta ZIP, contendo uma espécie de slideshow dos passos.

Esta ferramenta está disponível através do ficheiro psr.exe ou através do Painel de Controlo, no campo Procura, deve digitar-se “gravar” e, imediatamente, é disponibilizada esta funcionalidade.


Windows 7 - Abrir o Prompt de Comando no Directório Activo

Para abrir o prompt de comando no directório activo deve pressionar-se a tecla SHIFT e clicar com o botão direito do rato para activar o menu de contexto. Neste menu, deve escolher-se a opção “Abrir janela de comando aqui”.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Windows 7 - Gerir janelas em vários monitores

Para mover uma janela de um monitor para o outro deve pressionar-se as teclas Windows + SHIFT + Seta da direita/esquerda

Windows 7 - Visualizar apenas a janela activa

Para visualizar apenas a janela activa e minimizar todas as outras deve pressionar-se as teclas Windows + HOME. Para repor as janelas nas suas localizações originais o procedimento é o mesmo.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Windows 7 - Modos de Projecção

Para visualizar os diferentes modos de projecção basta pressionar as teclas Windows + P




Para alternar entre os diferentes modos de projecção, basta pressionar sucessivamente as teclas Windows + P ou, depois de as pressionar uma vez, utilizar as setas da esquerda e da direita



Para abrir o Windows Mobility Center e alterar as configurações de apresentação deve pressionar-se as teclas Windows + X.

Windows 7 - Gestão de Janelas

O Windows 7 permite uma gestão mais fácil das janelas em uso. Por exemplo, para redimensionar/maximizar a janela basta clicar no limite superior da mesma e arrastá-la para baixo/para cima respectivamente. Através de algumas teclas de atalho é ainda possível realizar as seguintes acções:
  • Windows + seta da esquerda e Windows+ seta da direita – redimensionam a janela em uso e alteram a sua localização, respectivamente, para o lado esquerdo ou direito do ecrã.
  • Windows + seta para cima e Windows + seta para baixo – maximiza a janela;
  • Windows + seta para baixo – redimensiona/minimiza a janela:
  • Windows + SHIFT + seta para cima e Windows + SHIFT + seta para baixo – maximize e redimensiona o tamanho vertical da janela.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Windows 7 - GodMode - Controlo total do Computador

O GodMode (ou em português Modo Deus) é uma funcionalidade do Windows 7 que permite, através da criação de uma pasta com um determinado nome, a possibilidade de aceder a um painel de controlo alargado que concentra todas as acções disponibilizadas através do Painel de Controlo tradicional.

Para configurar o GodMode deve criar-se uma pasta e renomeá-la com o seguinte texto: GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}


A configuração terá sido bem sucedida se, logo após a mesma, o ícone da pasta se alterar para algo semelhante a:

A grande vantagem do GodMode é permitir a visualização de todas as funcionalidades disponibilizadas pelo Painel de Controlo e algumas ocultas numa só janela, sob a forma de lista.




Nota Importante: O GodMode não é aplicável ao Windows Vista, pelo menos à sua versão 64bit, havendo sério risco de bloquear a máquina.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Internet Explorer - Aumentar o Espaço de Visualização da Página

Para aumentar o espaço de visualização de uma página no Internet Explorer basta pressionar a tecla F11 e a página ocupará a totalidade do ecrã. Veja-se o seguinte exemplo:

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ms Word - Selecção de texto na vertical

No Microsoft Word, para fazer selecções de texto na vertical, basta pressionar a tecla ALT e seleccionar com o rato a área de texto que se pretende. O resultado deverá ser semelhante a: